• Formas de ingresso
  • Institucional
  • Blog
  • Área do candidato
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
      • Smart
    • Pós-graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Cursos Rápidos
  • Faça sua inscrição
logo-unibrasil-200logo-unibrasil-200logo-unibrasil-200logo-unibrasil-200
  • Graduação
    • Presencial
      • Escola de Saúde
      • Escola Politécnica
      • Escola de Sociais Aplicadas
    • EaD e Smart
      • Gestão
      • Negócios
      • Licenciaturas
      • Saúde
      • Engenharias
      • Tecnologia da Informação
  • Especialização
    • Presencial
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Humanas
    • EaD e Smart
      • Saúde
      • Educação
      • Negócios
  • Cursos Rápidos
  • Mestrado e Doutorado
  • Graduação
    • Presencial
      • Escola de Saúde
      • Escola Politécnica
      • Escola de Sociais Aplicadas
    • EaD e Smart
      • Gestão
      • Negócios
      • Licenciaturas
      • Saúde
      • Engenharias
      • Tecnologia da Informação
  • Especialização
    • Presencial
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Humanas
    • EaD e Smart
      • Saúde
      • Educação
      • Negócios
  • Cursos Rápidos
  • Mestrado e Doutorado
  • Área do aluno
    • Graduação
      • Presencial
      • EaD
      • Smart
    • Pós-graduação
      • Presencial
      • EaD
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Cursos Rápidos
  • Formas de Ingresso
  • Institucional
  • Blog
  • Faça sua Inscrição
✕

Avaliação Pedagógica Diagnóstica – Nível I

Início previsto:

Término previsto:

Carga horária
50h
Tempo de curso
02 meses
Modalidade
Online - ao vivo
Área
Educação

Sobre o curso

Este curso visa proporcionar o aprofundamento teórico em relação desenvolvimento humano nas suas variadas dimensões, bem como dos possíveis fatores obstacularizadores deste processo, que poderão ser identificados por meio da avaliação diagnóstica. Serão apresentadas variadas estratégias de investigação do funcionamento cognitivo e intelectual de educandos que apresentam aprendizagem diferenciada dos demais indivíduos de sua faixa etária. A partir desta capacitação, os profissionais estarão aptos a desenvolver planos de intervenção voltados às especificidades de cada caso e, desta forma, com possibilidades reais de êxito terapêutico-educacional.

Obs.: Não é necessário ensino superior.

Informações adicionais

CONHECER as diversas teorias que subsidiam a investigação da gênese das dificuldades, problemas, distúrbios de aprendizagem e deficiências.

INTERAGIR com os instrumentos e estratégias utilizados no processo de avaliação diagnóstica pedagógica.

IDENTIFICAR AS informações relevantes ao processo de análise da aprendizagem e, principalmente, dos fatores que nele interferem, fundamentais ao desenvolvimento do roteiro de investigação da aprendizagem dos alunos avaliados.

Matriz Curricular

Avaliação Pedagógica Diagnóstica

Visca: Epistemologia Convergente;
Objetivos;
Aspectos relevantes ao processo de avaliação;
Características do processo avaliativo;
Aspectos relevantes do ambiente de avaliação;
Aspectos relevantes ao perfil do avaliador;
Etapas do processo avaliativo;
Entrevista contratual com a família.
Etapas do Diagnóstico Pedagógico

Entrevista Familiar

Interação com os pais;
Autorização para APD.

Entrevista escolar

Instrumento para a entrevista e coleta de dados escolares;
Análise do material escolar.

EOCA

Aspectos cognitivos e afetivos da aprendizagem;
Composição da Caixa de EOCA;
Aplicação da EOCA
Análise de dados observados
Avaliação Cognitiva

Provas Operatórias de Piaget

Materiais de cada Prova Piagetiana;
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo/Teoria da Epistemologia Genética de Piaget;
Fatores obstacularizadores do Pensamento Lógico;
Aspectos relevantes à aplicação das Provas Piagetianas;
Variação dos níveis de resposta das Provas Piagetianas;
Aplicação das Provas Piagetianas em função da idade cronológica do avaliando;
Juízos, atributos ou raciocínios observáveis.
Avaliação Cognitiva

Provas Operatórias de Piaget

Níveis de Estrutura Cognitiva dos avaliandos;
Manual de aplicação das Provas Piagetianas;
Avaliação da aplicação das Provas Piagetianas.

Produção do Relatório

Características e itens do Informe Pedagógico Diagnóstico;
Síntese das etapas do Diagnóstico Operatório.
Devolutiva

Metodologia

  • Aulas dialógicas, expositivas, valendo-se de metodologias ativas e/ou sala de aula invertida/seminários, leituras prévias de artigos, livros, etc. Realização de estudos de casos vinculando teoria e prática.
  • Avaliações realizadas pelos professores, que poderá ser mediante prova, participação e/outra atividade estabelecida pelo docente.

Quero me inscrever

Avaliação Pedagógica Diagnóstica – Nível I

Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
INSCREVA-SE CURSO LIVRE

    Tenho interesse




    Coordenação

    Profª. Liliamar

    [email protected]

    041 3361-4271

    Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial, Modalidades de Intervenção na Aprendizagem, Neuropsicopedagogia. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atual diretora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Ronaldo Vadson Schwantes. Professora curso de Pedagogia da UniCesumar (campus Curitiba). Professora cursos de Pós Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR e Red de Inducion a la Docência. Autora de materiais didáticos na áreas de Alfabetização e Educação Infantil. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: formação de professores, alfabetização, organização do ensino em Ciclos, desenvolvimento profissional de professores, dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica.

    Professores

    Profª. Annemaria Kottel

    [email protected]

    Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Deficiência Intelectual, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva. Formação em Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, Administração de Sistemas/ Unidades Educativas, produção de currículos específicos para diversos níveis de educação, desenvolvimento e implantação de métodos e técnicas de ensino, assessoramento às modalidades do Ensino Especial, consultorias psicopedagógicas e Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Palestrante de temas concernentes à Educação Inclusiva, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), Transtornos Desintegrativos da Infância (TDI), Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Transtornos do Espectro Autista (TGD/TEA), Transtornos Funcionais Específicos (Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia), Alfabetização de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Interpretação do Desenho Infantil, Estratégias Pedagógicas para o Cotidiano junto a Estudantes com Necessidades Especiais, Habilidades Cognitivas, Psicolinguística, Neuropsicopedagogia, Transtornos e Síndromes, Desenvolvimento Neuropsicomotor, Psicomotricidade, Psicolinguística, Neuropsicopedagogia e Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica Clínica e Institucional, dentre outros.

    Quero me inscrever

    Avaliação Pedagógica Diagnóstica – Nível I

    Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
    INSCREVA-SE

    Taxa de matrícula R$ 0,00

    3 parcelas de

    R$ 249,16

    Pagamento à vista no PIX, Boleto ou Cartão de Crédito. Em até 3x de R$ 249,16 no Cartão de Crédito.
    Conheça as linhas de crédito
    Tire suas Dúvidas

    Regulamentação

    Instituição nota máxima no MEC

    Informações

    Curso com acompanhamento REMOTO (ao vivo). Número limitado de alunos presenciais. Ciente dos procedimentos e protocolos sanitários vigentes.

    Carga horária e aulas

    O curso totaliza 50 horas e será ministrado em até 02 meses. As sessões ocorrerão, semanalmente, nas segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30. Poderão ocorrer recessos entre as disciplinas, sem prejuízo da carga-horária total.

    Formas de ingresso

    • Vestibular
    • Transferência
    • Nota do Enem
    • Segunda Graduação
    Saiba mais

    Preencha e saiba mais

    .

    Depoimentos

    A faculdade nos dá todo suporte que a gente precisa pra desenvolver os trabalhos, os projetos e nos desenvolvermos enquanto acadêmicos, através dos laboratórios de conforto, a maquetaria, as salas de prancheta e a própria sala de aula.

    Andressa Koman
    Arquitetura e Urbanismo

    No curso de Fisioterapia do UniBrasil você aprende não só a tratar e reavaliar as pessoas, mas também a ser um ser humano muito melhor.

    Herick William
    Fisioterapia

    O UniBrasil sempre deu apoio e suporte, com professores qualificados, laboratórios equipados e visitas técnicas em diversos lugares.

    Natasha Mariê
    Engenharia Civil

    Quando começou a pandemia e nós tivemos que ir para o ensino remoto, o UniBrasil já estava preparado, eles já tinham pensado nessa possibilidade. Nós não perdemos um dia de aula, isso mostra a seriedade da instituição, a qualidade e organização.

    Kimberly Tudisco
    Direito

    Eu sou grata pelo UniBrasil, principalmente, pelos meus professores e colegas de turma, porque eu me sinto muito acolhida, me sinto muito à vontade.

    Bruna Oliveira
    Psicologia

    Institucional

    • Formas de Ingresso
    • Seja um Polo
    • Blog
    • Notícias
    • Fale Conosco

    Nossos Cursos

    • Graduação
    • Especialização
    • Cursos Rápidos
    • Mestrado
    • Doutorado

    Localização

    Conheça nossa estrutura

    Rua Konrad Adenauer, 442 Tarumã – CEP 82821-020 Curitiba – PR

    Ver mapa

    Fale com o UNIBRASIL

    (41) 3515-1448

    (41) 3361-4200

    Todos os Direitos Reservados ® - UNIBRASIL 2022
    Esse site utiliza cookies para personalizar e aprimorar a experiência, além de fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Saiba mais
    WhatsApp
    Powered by  GDPR Cookie Compliance
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

    Strictly Necessary Cookies

    Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

    If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

    3rd Party Cookies

    This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

    Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.

    Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!