Início previsto:
Término previsto:
Sobre o curso
Este curso visa proporcionar o aprofundamento teórico em relação desenvolvimento humano nas suas variadas dimensões, bem como dos possíveis fatores obstacularizadores deste processo, que poderão ser identificados por meio da avaliação diagnóstica. Serão apresentadas variadas estratégias de investigação do funcionamento cognitivo e intelectual de educandos que apresentam aprendizagem diferenciada dos demais indivíduos de sua faixa etária. A partir desta capacitação, os profissionais estarão aptos a desenvolver planos de intervenção voltados às especificidades de cada caso e, desta forma, com possibilidades reais de êxito terapêutico-educacional.
Obs.: Não é necessário ensino superior.
Informações adicionais
CONHECER as diversas teorias que subsidiam a investigação da gênese das dificuldades, problemas, distúrbios de aprendizagem e deficiências.
INTERAGIR com os instrumentos e estratégias utilizados no processo de avaliação diagnóstica pedagógica.
IDENTIFICAR AS informações relevantes ao processo de análise da aprendizagem e, principalmente, dos fatores que nele interferem, fundamentais ao desenvolvimento do roteiro de investigação da aprendizagem dos alunos avaliados.
Matriz Curricular
Visca: Epistemologia Convergente;
Objetivos;
Aspectos relevantes ao processo de avaliação;
Características do processo avaliativo;
Aspectos relevantes do ambiente de avaliação;
Aspectos relevantes ao perfil do avaliador;
Etapas do processo avaliativo;
Entrevista contratual com a família.
Etapas do Diagnóstico Pedagógico
Interação com os pais;
Autorização para APD.
Instrumento para a entrevista e coleta de dados escolares;
Análise do material escolar.
Aspectos cognitivos e afetivos da aprendizagem;
Composição da Caixa de EOCA;
Aplicação da EOCA
Análise de dados observados
Avaliação Cognitiva
Materiais de cada Prova Piagetiana;
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo/Teoria da Epistemologia Genética de Piaget;
Fatores obstacularizadores do Pensamento Lógico;
Aspectos relevantes à aplicação das Provas Piagetianas;
Variação dos níveis de resposta das Provas Piagetianas;
Aplicação das Provas Piagetianas em função da idade cronológica do avaliando;
Juízos, atributos ou raciocínios observáveis.
Avaliação Cognitiva
Níveis de Estrutura Cognitiva dos avaliandos;
Manual de aplicação das Provas Piagetianas;
Avaliação da aplicação das Provas Piagetianas.
Características e itens do Informe Pedagógico Diagnóstico;
Síntese das etapas do Diagnóstico Operatório.
Devolutiva
Metodologia
- Aulas dialógicas, expositivas, valendo-se de metodologias ativas e/ou sala de aula invertida/seminários, leituras prévias de artigos, livros, etc. Realização de estudos de casos vinculando teoria e prática.
- Avaliações realizadas pelos professores, que poderá ser mediante prova, participação e/outra atividade estabelecida pelo docente.
Avaliação Pedagógica Diagnóstica – Nível I
Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
Coordenação

Profª. Liliamar
041 3361-4271
Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial, Modalidades de Intervenção na Aprendizagem, Neuropsicopedagogia. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atual diretora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Ronaldo Vadson Schwantes. Professora curso de Pedagogia da UniCesumar (campus Curitiba). Professora cursos de Pós Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR e Red de Inducion a la Docência. Autora de materiais didáticos na áreas de Alfabetização e Educação Infantil. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: formação de professores, alfabetização, organização do ensino em Ciclos, desenvolvimento profissional de professores, dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica.
Professores

Profª. Annemaria Kottel
Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Deficiência Intelectual, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva. Formação em Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, Administração de Sistemas/ Unidades Educativas, produção de currículos específicos para diversos níveis de educação, desenvolvimento e implantação de métodos e técnicas de ensino, assessoramento às modalidades do Ensino Especial, consultorias psicopedagógicas e Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Palestrante de temas concernentes à Educação Inclusiva, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), Transtornos Desintegrativos da Infância (TDI), Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Transtornos do Espectro Autista (TGD/TEA), Transtornos Funcionais Específicos (Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia), Alfabetização de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, Interpretação do Desenho Infantil, Estratégias Pedagógicas para o Cotidiano junto a Estudantes com Necessidades Especiais, Habilidades Cognitivas, Psicolinguística, Neuropsicopedagogia, Transtornos e Síndromes, Desenvolvimento Neuropsicomotor, Psicomotricidade, Psicolinguística, Neuropsicopedagogia e Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica Clínica e Institucional, dentre outros.