Início previsto: 5 de setembro de 2022
Término previsto: 4 de março de 2024
Sobre o curso
O curso de Especialização em Antropologia tem como objetivo proporcionar uma formação ampla em Antropologia aos profissionais das áreas de humanidades, ciências jurídicas, comunicação e artes. Para além da imprescindível fundamentação teórico-metodológica básica da disciplina, o curso busca apresentar temas e questões atuais relacionadas à atuação dos antropólogos no mercado de trabalho, espaço que cada vez mais vem requisitando a presença de profissionais capacitados.
Informações adicionais
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC – ⭐⭐⭐⭐⭐
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação válida nacionalmente (MEC);
- Curso ONLINE/AO VIVO;
- Aula interativa com o professor.
PRÉ-REQUISITO
- Internet Rápida;
- Disponibilidade nos horários das aulas;
- Instalação do aplicativo Teams;
- Computador com câmera e microfone.
ACESSE O REGULAMENTO DA CAMPANHA
NORMAS E REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL PARA ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL E ONLINE/AO VIVO.
A presente normativa institui a campanha promocional de desconto para novos alunos que realizaram a matrícula nos cursos de Especialização na modalidade PRESENCIAL e ONLINE/AO VIVO, no período de junho 2022 a setembro 2022, com INÍCIO no segundo semestre de 2022.
https://mla.bs/35eddcee
Perfil profissional
Alunos egressos dos cursos de Ciências Sociais, História, Serviço Social, Pedagogia, Direito, Filosofia, Marketing, Design, Administração, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda.
Matriz Curricular
Práticas Sociais, Territórios e Conflitos.
Projetos de Desenvolvimento, Licenciamento e Conflitos e Estudos Socioambientais.
Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos.
Metodologia
A metodologia do curso é baseada em aulas expositivas a partir de textos específicos. Para cada aula há um conjunto de sugestões de leituras, além de referências complementares, bem como o uso de materiais auxiliares como documentários, filmes etnográficos e entrevistas. Uma vez que esta Especialização não exige um trabalho de conclusão de curso, ao final dos módulos serão realizados exercícios de reflexão e escrita com o objetivo de avaliar o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.
Antropologia: Questões e Práticas Atuais
Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
Coordenação

Caetano Pires Tossulino
41 3361-4271
Doutorando em Antropologia Social. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2018), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2021) e é pós-graduando em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Associação de Cultura Popular Mandicuera.
Professores

Pedro Henrique Frasson
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2017) e mestrado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da mesma instituição (2020). Tem experiência na área de etnologia indígena, desenvolvendo pesquisas sobre a história, a alimentação e a agricultura dos Aché, povo indígena guarani residente no Paraguai

Caetano Pires Tossulino
Doutorando em Antropologia Social. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2018), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2021) e é pós-graduando em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Associação de Cultura Popular Mandicuera.

Pedro Henrique Ribas Fortes
Graduado em história, possui mestrado e doutorado em Antropologia pela UFPR. Atua como consultor em diferentes etapas de processos de licenciamento ambiental, principalmente nos componentes socioeconômico, indígena e quilombola. Possui experiência em auditoria socioambiental, elaboração de relatórios e diagnósticos socioambientais e na criação de Planos de Valores Compartilhados.

Juliane Bazzo
Doutora em Antropologia Social pela UFRGS, com estágio pela City University of New York, como Fulbright Fellow. Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Comunicação Social pela UFPR. Vincula-se como Analista de PD&I ao Observatório Sistema Fiep e gerencia, de modo independente, o blog Primavera nos dentes - Antropologia, Educação & Curadoria.
Fabiano André Atenas Azola
Bacharel e Licenciado em História e Bacharel em Ciências Sociais pela UFPR. Mestre em Antropologia pela USP. Desenvolve pesquisa na área da Etnologia Indígena, sobre como os povos indígenas pensam o tempo e produzem narrativas que chama de “contra-históricas”. Discussões referentes às relações epistemológicas entre História e Antropologia também estão no campo de reflexão.

Luana Maria de Souza
Graduada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia, pela UFPR. Atuou no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR). No mestrado, escreveu uma etnografia sobre a organização social e parentesco do povo Xetá (tupi-guarani). É Integrante do Núcleo de Estudos Ameríndios do DEAN-UFPR, professora de Sociologia e pesquisadora.
Flavio Luis Assiz dos Santos
Doutor em Antropologia (UFBA), Mestre em Geografia (UFBA), Especialista em História Social e Cultura Afro-Brasileira (FCS), Bacharel e Licenciado em Geografia (UFBA). Servidor de carreira do INCRA. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Discente da Especialização em Educação e Tecnologias Digitais (UFRB). Foi Professor Tutor da Licenciatura em Geografia da UNEB/UAB e Professor Substituto da UFBA.

Tiemi Kayamori Lobato da Costa
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2014) e Mestre em Antropologia Social pela mesma instituição (2013). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (NAU/USP), do Núcleo de Antropologia do Estado e Relações de Mercado (NAPER/UFPR), Núcleo de Estudos Ameríndios(NEA/UFPR), e do Observatório de elites políticas e sociais do Brasil, também da UFPR. Tem experiência em pesquisas interdisciplinares com ênfase na área de Antropologia do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Urbana, Antropologia do Estado, Administração Pública e Populações Indígenas.

Bruno Martins Morais
Doutorando em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019, atualmente). Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2015). Especialista em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC-SP (2016). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (2012).