Início previsto: 27 de agosto de 2022
Término previsto: 18 de novembro de 2023
Sobre o curso
O curso tem como objetivo ampliar a visão dos professores interessados quanto aos objetivos e possibilidades de ensino da Educação Física na escola, assim como, potencializar conteúdos e práticas pedagógicas inovadoras baseados nos novos contextos e diretrizes pedagógicas da educação contemporânea.
Informações adicionais
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC – ⭐⭐⭐⭐⭐
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação válida nacionalmente (MEC).
- Curso ONLINE/AO VIVO
- Aula interativa com o professor.
PRÉ-REQUISITO
- Internet Rápida;
- Disponibilidade nos horários das aulas;
- Instalação do aplicativo Teams;
- Computador com câmera e microfone.
ACESSE O REGULAMENTO DA CAMPANHA
NORMAS E REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL PARA ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL E ONLINE/AO VIVO.
A presente normativa institui a campanha promocional de desconto para novos alunos que realizaram a matrícula nos cursos de Especialização na modalidade PRESENCIAL e ONLINE/AO VIVO, no período de junho 2022 a setembro 2022, com INÍCIO no segundo semestre de 2022.
https://mla.bs/35eddcee
Matriz Curricular
A escola enquanto espaço de produção de saber que não se limita a função de simples reprodutora de conhecimentos externos, mas possibilidade de ressignificação e transformação de práticas educativas sedimentadas ao longo do tempo. A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem, qual o papel do processor nesse processo.
Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia infantil com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desenvolvimento do sujeito no contexto social e das práticas da cultura corporal do movimento. A contribuição das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ao processo ensino-aprendizagem.
Reflexão sobre o processo de planejar e o despertar pelo prazer em aprender. O planejamento reverso é uma metodologia que enfatiza as perguntas por meio das quais a sociedade construiu conhecimentos. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
O conceito de competência, adotado pela BNCC. Decisões pedagógicas orientadas para o desenvolvimento de competências. O “saber sobre”, “saber fazer” e o “saber ser”. Construir, desenvolver e aplicar procedimentos de avaliação formativa.
Compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade. Saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças e associados às suas experiências. Brincadeiras, exploração dos espaços e expressões como instrumentos pedagógicos fundamentais no desenvolvimento das crianças. Possibilidades de desenvolvimento de conteúdos e práticas da Educação Física com base nas diretrizes potencializando aprendizados para o lazer, prazer, bem estar físico, psíquico e social.
Compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade. A progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas potencializando aprendizados para o lazer, esportes, prazer, bem-estar físico, psíquico e social. As possibilidades de desenvolvimento de conteúdos e práticas da Educação Física com base nas diretrizes.
A reforma do novo ensino médio. Mudanças de paradigmas quanto ao papel da escola na vida do estudante. A busca pela formação integral do indivíduo, contemplando as dimensões humana, intelectual, social e emocional. As possibilidades de desenvolvimento de conteúdos e práticas da Educação Física com base nos itinerários formativos e demais diretrizes potencializando aprendizados para o lazer, esportes, prazer, bem-estar físico, psíquico e social.
Papel da Educação Física na promoção da saúde para a vida. A relação entre saúde e Educação Física escolar. Estudos relacionados à atividade física e exercício para promoção da saúde na escola. Possibilidades de desenvolvimento de práticas relacionadas a saúde na escola.
Processos e possibilidades de inclusão. A educação física aplicada aos diferentes tipos de deficiências proporcionando oportunidades de inclusão e aprendizado para o lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora.
Diante das mudanças sociais, da revolução tecnológica, e das novas dificuldades que surgem no contexto atual da Educação Física escolar, cabe aos professores acompanhar e atualizar suas práticas pedagógicas integrando novas tecnologias e suas possibilidades de forma natural, assim como ela é vivenciada fora da escola.
Estudo dos tipos mais comuns de acidentes nas aulas de Educação Física Escolar. Procedimentos e medidas preventivas.
Discussão de projetos de pesquisa, intervenção e avaliação de Programas de Educação Física escolar. Aprofundamento do conhecimento teórico-prático em atividades de interesse do estudante. Elaboração de pesquisa.
Coordenação
Profa. Luize Moro
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade, mestre em Educação Física pela mesma Universidade (2012), graduada em Educação Física Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Atualmente é professora no curso de Educação Física do Centro Universitário UNIBRASIL.