
Início previsto: 21 de março de 2026
Término previsto: 22 de agosto de 2027
Sobre o curso
O curso terá as seguintes abordagens: Transporte Aeromédico e Terrestre (Certificação intermediária); Inserção, Manutenção e retirada do Cateter Central de Inserção Periférica Adulto e Pediátrico (Certificação intermediária); Suporte Básico de Vida (Certificação Intermediária); Abordagem em Situações Especiais; Infectologia; Sustentação do Potencial Doador para o Transplante de Órgãos; Cuidados Paliativos; Tratamento de Feridas e Grandes Queimados.
Porque escolher Urgência, Emergência e UTI no UniBrasil?
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC – ⭐⭐⭐⭐⭐
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação válido nacionalmente (MEC);
- Curso PRESENCIAL.
O curso ainda oferece CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS. São elas:
- Transporte Aeromédico e Terrestre;
- Inserção, Manutenção e retirada do Cateter Central de Inserção Periférica Adulto e Pediátrico;
- Suporte Básico de Vida (BLS).
- Nivelamento em Atendimento Pré-Hospitalar.
Perfil profissional
- Enfermeiros;

Matriz Curricular
Fornecer noções básicas para o atendimento ao paciente com distúrbios de imunologia e hematologia. Atendimento em situações de emergências oncológicas
Saúde mental, a saúde mental no Brasil, emergências psiquiátricas, intoxicações exógenas, envenenamentos, abuso de drogas
Processo de morrer, história dos cuidados paliativos, gestão em saúde para cuidados paliativos, abordagem interdisciplinar, formas e técnicas de comunicação com o paciente terminal, avaliação prognóstica, conceitos e princípios da bioética, controle de sintomas em cuidados paliativos. Controle da dor e analgesia.
Diagnóstico de morte encefálica no Brasil, componentes do protocolo, manutenção e sustentação do potencial doador de órgãos, processo de captação e doação de órgãos e visão do receptor sobre o processo.
Princípios básicos do controle de infecção. Higienização das mãos e a prevenção de infecções cruzadas. Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Doenças infectocontagiosas. Biossegurança e precauções em áreas críticas (padrão, contato, gotículas e aerossóis). Limpeza e desinfecção de superfícies em estabelecimentos de saúde.
Bases da farmacologia, principais drogas utilizadas em situações críticas em paciente clínico ou politraumatizado, efeitos adversos de medicações administradas e mecanismo de ação.
Transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar ou entre unidades não hospitalares ou hospitalares de atendimento às urgências e emergências, unidades de diagnóstico, terapêutica ou outras unidades de saúde que funcionem como bases de estabilização para pacientes graves ou como serviços de menor complexidade, de caráter público ou privado. Conceitos, evidências clínicas, logística, normas e regulamentos do transporte de paciente.
Sepse e disfunções e orgânicas, alterações hemodinâmica, técnicas de monitorização invasiva: Pressão Arterial Média (PAM), Pressão Venosa Central (PVC). Distúrbios hidroeletrolíticos mais comuns, controle do balanço hídrico. Principais distúrbios de coagulação e controle. Situações de hiperglicemia e hipoglicemia, controle glicêmico em setores críticos.
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos para uma adequada assistência nas situações de emergência potencialmente fatais. Realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) e manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz. Utilização do desfibrilador externo automático (DEA).
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos multiprofissionais para uma adequada assistência nas situações de acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, monitorização da pressão intracraniana.
Contextualizar a Cinemática do Trauma. Relacionar as leis do movimento e da energia com os mecanismos de lesão. Associar os princípios da transferência de energia com a fisiopatologia das lesões de cabeça, coluna, tórax, abdome e extremidades. Descrever lesões específicas e suas causas em função do dano ao interior e exterior do veículo.
Abordagens gerais e específicas dos principais acometimentos neonatais, contemplando conceitos, aspectos clínicos, funcionais e terapêuticos. Oxigenoterapia, Ventilação Mecânica e Cuidados Respiratórios em Neonatologia;
Abordagens gerais e específicas dos principais acometimentos pediátricos, contemplando conceitos, aspectos clínicos, funcionais e terapêuticos. Oxigenoterapia, Ventilação Mecânica e Cuidados Respiratórios em Pediatria;
Avaliação da criança, suporte básico e avançado em pediatria, febre, convulsão, envenenamento, aspectos éticos e legais no atendimento a criança vítima de violência ou abuso sexual.
Atendimento a gestante em casos de descolamento prematura da placenta, gravidez ectópica, abortamento, diabetes tipo 1 e diabetes gestacional; vítima de violência sexual; parto expulsivo ( e apresentações fetais); prolapso de cordão; rotura uterina; rotura prematura das membranas; convulsão em gestantes; pré-eclâmpsia; eclampsia; sangramento vaginal; cesariana peri-morten, trabalho de parto.
Emergências obstétrica que resultam em mortalidade e internamento em uti. Hemorragias, Sepse materna, Emergências hipertensivas. PCR na gestante. Cesárea perimortem e post mortem
Saúde mental, a saúde mental no Brasil, emergências psiquiátricas, intoxicações exógenas, envenenamentos, abuso de drogas.
Proporcionar noções para inserção, manutenção e retirada do cateter central de inserção periférica adulto e pediátrico. Noções básicas de parâmetros ventilatórios em pacientes com situações de urgência, emergência e terapia intensiva. Monitorização respiratória.
Proporcionar noções para inserção, manutenção e retirada do cateter central de inserção periférica adulto e pediátrico
Metodologia
- Aulas dialógicas, expositivas, valendo-se de metodologias ativas e/ou sala de aula invertida/seminários, leituras prévias de artigos, livros, etc. Realização de estudos de casos vinculando teoria e prática.
- Avaliações realizadas pelos professores, que poderá ser mediante prova, participação e/outra atividade estabelecida pelo docente.
Coordenação
Profa. Giorgia Mendes
41 3361-4271
Fisioterapeuta pela UP (2002), Pós-graduada em Fisioterapia Respiratória Hospitalar no Adulto pela PUC do Paraná (2004) e em Saúde Pública e Meio Ambiente pela UP (2012). Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFP (2019). Docente Graduação do UniBrasil (2010 - atual). Coordenadora da Pós Graduação de Urgência, Emergência e UTI - UniBrasil e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 18 anos de atuação nas UTIs de grandes hospitais de Curitiba como Fisioterapeuta em Terapia Intensiva. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito-8).
Professores
Michel Marcos Dalmedico
Bacharel em Enfermagem; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Linha de pesquisa: Tecnologia e Inovação em Saúde; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Cardiologia. Consultor Ad Hoc do Journal of Advances in Medicine and Medical Research. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: Cuidados ao paciente crítico; Emergências Clínicas; Cuidados Paliativos; Prática Clínica Baseada em Evidências.
Nilton Pickler
Bacharel em Enfermagem pelo UniBrasil, Pós-Graduação em Urgência e Emergência na Unicemp, Socorrista Militar SIATE Corpo de Bombeiros PR, Pré Hospital Trauma Life Support (PHTLS) NAEMT(National Association of Emergency Medical Technicians), Advance Cardiologic Life Support ou SAVC - Suporte Avançado em Cardiologia (ACLS) American Heart Association, Basic Life Support Provider (BLS) American Heart Association.
Adriana de Oliveira Christoff
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica / Indústria e Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professora pesquisadora e assessora de pesquisa e extensão do Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil)
Tire suas dúvidas sobre a nossa graduação presencial
Vestibular On-line
Para se inscrever em nosso Vestibular On-line acesse: ingresse.unibrasil.com.br. Ao preencher a ficha de inscrição, sua prova ficará disponível para a realização até o final do período do processo seletivo. A prova é composta por 25 questões objetivas, com alternativas de múltipla escolha e não tem redação. O resultado é enviado em seu e-mail, no prazo de 2 horas após a realização da prova.
Transferência Externa
Para se inscrever em nosso Processo Seletivo por Transferência Externa acesse: ingresse.unibrasil.com.br. Ao preencher a ficha de inscrição, precisará enviar alguns documentos para análise de aproveitamento de disciplinas cursadas (com aprovação) em sua Instituição de origem, no e-mail: [email protected]
- Histórico escolar da graduação;
- Ementas – ou conteúdo programático – das disciplinas cursadas com aprovação;
- Declaração de vínculo – atualizada para o semestre que deseja ingressar. Para ingressar por transferência externa, você precisa estar com o seu curso TRANCADO ou ATIVO (matriculado).
ENEM
Para se inscrever em nosso Processo Seletivo utilizando a sua nota do ENEM, acesse: ingresse.unibrasil.com.br. Ao preencher a ficha de inscrição, informe a média das notas que obteve no ENEM. A nota final que deve ser indicada na inscrição é composta pela soma das notas das 5 áreas de conhecimento divididas por 5.
Segunda Graduação – Reaproveitamento de Curso
Para se inscrever em nosso Processo Seletivo Segunda Graduação – Reaproveitamento de Curso, acesse: ingresse.unibrasil.com.br. Ao preencher a ficha de inscrição, precisará enviar alguns documentos para análise, no e-mail: [email protected]
- Diploma (frente e verso) da primeira graduação;
- Se a sua primeira graduação for em área correlata a qual está se inscrevendo, poderá solicitar análise de aproveitamento de disciplinas cursadas. Para isso, providencie as ementas – ou conteúdo programático – das disciplinas cursadas com aprovação e o histórico escolar da primeira graduação e envie no e-mail: [email protected]
Aprovado na 1ª fase da UFPR
Para se inscrever em nosso Processo Seletivo 1ª fase da UFPR, acesse: ingresse.unibrasil.com.br. Ao preencher a ficha de inscrição, precisará enviar, além dos seus documentos de matrícula, o comprovante de aprovação na 1ª fase da UFPR. Com isso, não precisará fazer outra prova para ingressar no melhor Centro Universitário de Curitiba.
- RG;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência;
- Histórico escolar do Ensino Médio, com o certificado de conclusão.
Após a aprovação no Processo Seletivo, dentro do Portal do Candidato, você precisará seguir alguns passos para impressão do CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS e o BOLETO DA MATRÍCULA.
- Clicar no botão “Pré-Matrícula” > Concluir.
- “Termos de Matrícula” > verificar > declaro que li > estou de acordo com o contrato apresentado> assinar >link disponível para impressão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
- “Taxa de Matrícula” > gerar boleto.
Esta 1ª mensalidade equivale a sua matrícula. Após o pagamento e o prazo de compensação deste pagamento, você receberá por e-mail seus acessos para o Portal do Aluno. Caso não receba seus acessos, entre em contato conosco.
O primeiro boleto, referente a 1ª parcela, será gerado com a data em que finalizar sua matrícula. O próximo boleto será gerado, com vencimento SEMPRE no dia 10 do mês, do mês subsequênte. Caso a matrícula ocorra após o início das aulas, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, as mensalidades vencidas serão devidas e devem ser quitadas imediatamente, após a confirmação da matrícula.
A instituição não disponibiliza outras datas de vencimento para as mensalidades.
Sim. O desconto sobre o valor da sua mensalidade é informado no seu boleto, no campo “Instruções”. Aproveite essa oportunidade que o UNIBRASIL oferece para você!
O ESTUDE é o parcelamento do seu curso e funciona da seguinte forma: você poderá contratar 25% ou 50% durante todo o seu curso. Após formado, você terá um prazo de carência para começar a reembolsar o UNIBRASIL, de acordo com o percentual e tempo utilizados, sendo reajustado, conforme a mensalidade vigente.
ACESSE: https://conteudo.unibrasil.com.br/vestibular-estude-2023
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do FIES.
O FIES financia os cursos de graduação presenciais ofertados com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.
A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais de 50% para cursos de graduação e sequenciais em instituições de educação superior privada, destinado a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Os candidatos podem se inscrever duas vezes por ano. O calendário é definido pelo MEC. A inscrição será efetuada exclusivamente pela internet, disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação.
O Programa Universidade para todos (ProUni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais de 50% usando como critério de seleção o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, não é possível se inscrever no programa sem que o candidato tenha feito o exame.
Sim. Os descontos são definidos a cada Processo Seletivo. Consulte condições.
Sim. Os descontos são definidos a cada Processo Seletivo. Consulte condições.
Sim. Os descontos são definidos a cada Processo Seletivo. E para os egressos do UNIBRASIL o benefício é maior! Consulte condições.
O QUERO BOLSA é um parceiro do UNIBRASIL que oferece bolsas para o curso todo, para primeira graduação, na modalidade presencial. Você faz a captura da bolsa na plataforma QUERO BOLSA e paga a primeira mensalidade, conforme condições contratadas. Essa 1ª mensalidade é referente a sua matrícula aqui no UNIBRASIL. A próxima mensalidade será paga ao UNIBRASIL, assim como as demais, durante todo o seu curso, com o desconto contratado. Caso ocorram atrasos no pagamento da sua mensalidade, o valor voltará ao preço original, no mês do atraso. Essa bolsa é até o final do curso (desde que não tranque ou cancele sua matrícula) e não depende do seu desempenho acadêmico ou renda.
Consulte condições.
A senha de acesso foi automaticamente atribuída, de forma a facilitar o seu primeiro acesso. A senha é composta pela sua data de nascimento (DD+MM+AAAA), sem as barras. Após seu primeiro acesso, você deve criar uma nova senha.
A DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA deve ser solicitada no Portal do Aluno. A impressão é gratuita.
Sim. Compareça presencialmente na CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO, bloco 1 – térreo para abertura de protocolo de dispensa de disciplinas. Este protocolo será analisado pelo coordenador do seu curso, para o possível aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino. Para isso, providencie as ementas – ou conteúdo programático – das disciplinas cursadas com aprovação e o histórico escolar da graduação.






