Sobre o curso
O curso de Engenharia de Produção tem uma estrutura curricular com foco em uma formação teórica, histórica e instrumental consistentes, atualizadas e com postura crítica. Para efetivar essa estrutura conta com corpo docente qualificado, que busca na pesquisa como principio educativo um modo de relacionar disciplinas teóricas e práticas em projetos e atividades desenvolvidas pelos acadêmicos. Com efeito, busca-se um diferencial de qualidade por meio de projetos integrados que possam contribuir para a reflexão e proposição de alternativas necessárias ao enfrentamento dos desafios da economia e da sociedade contemporâneas, em particular os que dizem respeito à realidade brasileira e ao seu desenvolvimento econômico, social e empresarial. Deste modo, o principal objetivo do curso de Engenharia de Produção é propiciar uma formação cidadã, crítica e atual, desenvolvendo habilidades e competências para atuar nas áreas produtivas de: transportes, logística, mineração, agroindústria, siderurgia, química, têxtil, mecânica, petroquímica, de alimentos, informática, empresas de projetos de engenharia em geral.
Perfil profissional
O engenheiro de produção estará apto para desenvolver as atividades de planejamento; projeto; consultoria; supervisão; execução, fiscalização e direção de obra; vistoria, perícia, laudo e parecer técnico; mensuração e controle de qualidade; condução e execução de equipe de instalação e manutenção. Sendo essas atividades referentes aos procedimentos na fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado; seus serviços afins e correlatos.
Mercado de trabalho
O campo de atuação do engenheiro de produção é bem variado, devido a sua formação generalista, podendo atuar nos setores: metal mecânico, químico, petróleo, civil, alimentício, agroindustrial, além das áreas de comércio, serviços e setor financeiro.
Matriz Curricular
Introdução a Engenharia
Demandas Contemporâneas
Cálculo I
Pesquisa e Produção Científica
Comportamento Empreendedor
Física I
Expressão Gráfica
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Algoritmos e Lógica de Programação
Química Tecnológica
Economia
Gestão de Projetos
Análise de Viabilidade Econômica e Financeira
Cálculo II
Física II
Eletrotécnica
Materiais de Construção Mecânica
Probabilidade e Estatística
Mecânica e Resistência dos Materiais
Pesquisa Operacional
Desenho Universal
Planejamento e Controle da Produção
Metrologia e Instrumentação
Sistemas de Informação
Sistema de Gestão Ambiental
Sistemas de Produção
Gestão de Recursos Humanos
Cálculo Numérico
Fenômenos de Transporte
Engenharia da Qualidade I
Engenharia do Produto
Processos de Fabricação
Gestão de Energia
Automação Industrial
Simulação de Sistemas de Produção
Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Optativa
Manutenção Industrial
Instalações Industriais
Engenharia da Qualidade II
Engenharia de Segurança do Trabalho
Indústria 4.0
Projeto de Extensão
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
Metodologia
O curso de engenharia mecânica oferece um conjunto de práticas pedagógicas adequadas aos modelos inovadores de ensino, com o uso de modernas ferramentas e metodologias de aprendizagem, oportunizando flexibilidade e autonomia ao acadêmico. Desta forma a aprendizagem se torna única e com significado, como é o caso dos projetos integradores. A mediação é feita por um corpo docente capacitado e com conhecimentos e saberes alinhados as novas linguagens da educação. Essa visão pedagógica entrega para a sociedade um profissional cidadão, transformador do meio em que vive, atuando de forma profissional, ética e sustentável.
Coordenação
Prof. Martin José Fagonde Morães