Sobre o curso
O curso de Pedagogia do Unibrasil busca a formação de profissionais críticos e comprometidos com os processos educativos, visando a articulação entre a teoria e práticas pedagógicas fundadas nos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Com um corpo docente qualificado, reafirma a intencionalidade de proporcionar um formação de qualidade.
Propicia a formação inicial e integrada de profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e como Pedagogo Gestor. Essa formação integrada, habilitará o egresso a atuar como gestor ou docente, desenvolvendo trabalho coletivo no interior da escola e em diferentes espaços educativos.
Perfil profissional
Profissional comprometido com o desenvolvimento de processos educativos em prol da educação de qualidade, capaz de adaptar-se as necessidades e inovações do contexto atual, apresentando habilidade interpessoal e emocional, capacidade investigativa e de resolução de problemas, de forma criativa, ética e autônoma.
Mercado de trabalho
O Pedagogo poderá exercer a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em disciplinas pedagógicas de curso de formação em nível médio, nas modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e na Educação Profissionalizante (apoio escolar/pedagógico), na Gestão Educacional, bem como atuar em espaços não escolares como hospitais, empresas, ONGs, editoras, consultorias …
Matriz Curricular
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Função Social da Educação e do Pedagogo – PI
Práticas Corporais e Aprendizagem
Psicologia e Educação
Investigação para Resolução de Problemas
Desenvolvimento Humano: Gestação, Infância e Adolescência
Educação, Sociedade e Trabalho
Fundam. Sócio Antropológicos da Educação
Educação Básica: Fundamentos, Política e Legislação
Práticas Profissional: Professor Pesquisador
Práticas Pedagógicas: Investigação do Contexto Educacional
Alfabetização e Letramento
Currículo: Fundamentos Cultura e História
Práticas Pedagógicas: Infância e Sociedade
Construção do Pensamento Alfabético Matemático
Mídia, Tecnologias Educacionais e Metodologias Contemporâneas – PI
Tendências Pedagógicas
Língua Brasileira de Sinais
Práticas Pedagógicas: Ludicidade e Literatura – PI
Língua Portuguesa e Matemática: Conteúdos e Metodologia
Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa e Matemática
Questões Teóricas e Aplicadas de Ética e Política
Educação Especial e Processos Inclusivos
Geografia, História, Ciências: Conteúdos e Metodologia
Psicopedagogia: Dificuldades de Aprendizagem
Estágio Supervisionado: Docência Educação Infantil
Práticas Pedagógicas: Geografia, História, Ciências
Metodologias da Aprendizagem – PI
Avaliação Educacional
Linguagem Artística e Corporal
Cidadania, Sociedade e Desafios Contemporâneos
Estágio Supervisionado: Doc. Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas: Linguagem Artística e Corporal
Educação e Temas Contemporâneos – PI
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
Educação de Jovens e Adultos
Formação Docente
Pesquisa e Metodologia em Educação
Estágio Supervisionado: Educação de Jovens e Adultos e Formação Docente
Práticas Pedagógicas: Projetos Comunitários – PI
Estágio Supervisionado: Gestão da Educação Básica
Prática Profissional: Análise de Materiais Didáticos
Pesquisa em Educação: Diferentes Objetos
Práticas Pedagógicas em Contexto Não Escolares – PI
Comportamento Empreendedor
Metodologia
Conexão entre ensino e pesquisa através de dinâmicas formativas que proporcionam aprendizagem significativa e contextualizada, mobilizando saberes para a construção do conhecimento, priorizando a interdisciplinariedade, a relação teoria e prática e o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolução de problemas e de processos investigativos.
Coordenação
Profa. Msca. Daniele Sotta Ziliotto