InĂcio previsto: 31 de maio de 2022
Término previsto: 27 de julho de 2023
Sobre o curso
Atualmente o mercado apresenta uma complexidade alĂ©m de tudo que imaginamos. O mundo BANI estĂĄ criando novos mercados, novas maneiras de pensar os negĂłcios, os segmentos de atuação e o emprego da tecnologia. Cada vez estĂĄ mais difĂcil mapear o futuro e o que acontecerĂĄ com os mercados que hoje sĂŁo reconhecidos como consolidados, tradicionais e intocĂĄveis. Ă com esta visĂŁo e estes fundamentos que o MBA em Marketing EstratĂ©gico e InteligĂȘncia Digital foi idealizado. A inovação, a criatividade e a maneira de pensar os mercados sĂŁo aspectos fundamentais para sobreviver aos mercados, ou seja, Ă© necessĂĄrio desconstruir tudo o que aprendemos atĂ© agora. Em um misto no aprofundamento dos conceitos e aplicaçÔes do marketing tradicional com o digital – que vem dominando o nosso dia a dia – Ă© que os temas se desenvolvem.
InformaçÔes adicionais
INSTITUIĂĂO NOTA MĂXIMA NO MEC Â – âââââ
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação vålido nacionalmente (MEC).
- Curso PRESENCIAL.
- AS PRIMEIRAS MATRĂCULAS RECEBERĂO DUAS CERTIFICAĂĂES INTERMEDIĂRIAS:
- DESIGN THINKING (20h)
- NEUROMARKETING (30h)
ACESSE O REGULAMENTO DA CAMPANHAÂ Â
- NORMAS E REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL PARA ESPECIALIZAĂĂO NA MODALIDADE PRESENCIAL;
- A presente normativa institui a campanha promocional de desconto para novos alunos que realizaram a matrĂcula nos cursos de Especialização na modalidade PRESENCIAL, no perĂodo de novembro 2021 a fevereiro 2022, com INĂCIO no primeiro semestre de 2022. https://mla.bs/e28f2f74
Perfil profissional
- ProprietĂĄrios;
- Executivos;
- Administradores;
- PublicitĂĄrios;
- Designers;
- Jornalistas;
- E profissionais de mercado das diversas åreas do conhecimento empenhados em ampliar, na pråtica, conhecimentos técnicos, tåticas e estratégias para navegar nos mercados em que atuam.
Matriz Curricular
Conceito de Business Design. Pensamentos Convergente e Divergente. Mindset e habilidades de um designer. A primeira fase do Business Design: ferramentas de empatia, pesquisas desk e exploratória, entrevistas, shadowing, personas, jornada do usuårio. A segunda fase do Business Design: decisão, ideação e prototipagem.
O Marketing na internet; Tecnologias e plataformas de e-commerce; Design e usabilidade; EstratĂ©gia comercial para e-commerce; Clusterização e conversĂŁo; Marketplace; Webwriting â conteĂșdo de e-commerce; Backoffice e ERP; Meios de pagamento e anĂĄlise de risco. Uso das mĂdias sociais.
Conceitos teĂłricos e prĂĄticos para mensuração de resultados. Taxa de conversĂŁo.  Online: Meios Inteligentes e recursos tecnolĂłgicos. TĂ©cnicas e aplicabilidade de SEM E SEO. MĂ©tricas nas mĂdias sociais. Novas tecnologias e ferramentas do futuro. InteligĂȘncia Digital. Analises dos dados. Ferramentas de BI.
Conceitos de marketing de serviços e de varejo; ExperiĂȘncia de serviços no varejo (loja fĂsica e virtual); Diferenças essenciais entre bens e serviços; Tangibilidade na gestĂŁo do serviço; GestĂŁo da qualidade e geração de valor agregado em serviços; EstratĂ©gias de marketing de serviços em varejos, entretenimentos, financeiros, esportivos e culturais; O pĂłs-venda e os serviços ao cliente como agregador de valor ao produto tangĂvel ou intangĂvel. Diferenças entre serviços e produtos. Embalagem e rotulagem. EstratĂ©gia de posicionamento do produto. inovação em produtos. User Experience (UX).
As ferramentas da comunicação integrada (propaganda, promoção de vendas, merchandising, patrocĂnios, net marketing, marketing direto); Ferramentas inovadoras da comunicação integrada (advertainment, marketing viral, buzz marketing) PrĂ©-requisitos do planejamento da comunicação integrada; mapa conceitual sobre a comunicação integrada.
Compreender os principais elementos relacionados Ă construção de narrativas adaptadas para marcas, bem como a apropriação desta estrutura Ă criação de estratĂ©gias de marketing de conteĂșdo de acordo com as suas plataformas (digitais ou off-line). Introdução ao storytelling e marketing de conteĂșdo. Marketing de ConteĂșdo na era digital. Elementos para construção de marcas e narrativas. Marketing de conteĂșdo e relacionamento com o consumidor. Planejamento e ferramentas.
EstratĂ©gia em canais e papel da distribuição na empresa e no marketing mix; Key accounts e gestĂŁo de canais; Trade marketing e gerenciamento por categorias; Shoppermarketing e gestĂŁo de canais; E-commerce e gerenciamento de canais eletrĂŽnicos; Consumidor multicanal e gestĂŁo de canais; PromoçÔes de vendas e o trade; promoçÔes para intermediĂĄrios conjunta e para o consumidor; Merchandising; Suporte logĂstico e operacional para o intermediĂĄrio.
A era 4.0 e o profissional de marketing estratĂ©gico. Conceitos de EstratĂ©gia e marketing estratĂ©gico na era digital; Fatores crĂticos de sucesso; O composto de marketing (planos de produto, preços, comunicação e promoção, e comercialização e distribuição); EstratĂ©gia para o CVP/S. Estrutura do Plano de marketing; PrĂ©-requisitos do plano de marketing (anĂĄlise ambiental, definição do pĂșblico-alvo e do posicionamento estratĂ©gico); Implementação, avaliação e controle do plano de marketing (Monitoramento e KPIs).
DiscussĂŁo sobre NeurociĂȘncia; Neuronegociação; Neuromarketing Digital; Biologia do Comportamento do Consumidor; Cliente 4.0; CĂ©rebro Cognitivo. Conceito de Neuromarketing.  AplicaçÔes de neurociĂȘncias em marketing. MĂ©todos e tĂ©cnicas neurociĂȘncias como estratĂ©gia. TendĂȘncias de estudo em ĂĄreas aplicadas a comunicação. Estudos de casos.
Marketing de relacionamento e seus conceitos; Estruturação e monitoramento do relacionamento com os clientes; Relacionamento como diferencial competitivo; Entendimento das necessidades do cliente; Criação de valor para o cliente; Atração, retenção e aquisição de clientes; Implementação da gestĂŁo do relacionamento; Criação de valor com a informação sobre os clientes: Pesquisa de Marketing e DBM â Data Base Marketing; Construção de relacionamento; Ferramentas para a mensuração das estratĂ©gias de relacionamento.
Valor e posicionamento de marca. Brand Equity. EstratĂ©gias e tĂ©cnicas de gestĂŁo de marcas. ExperiĂȘncia e essĂȘncia da marca. CompreensĂŁo da dinĂąmica estabelecida entre a empresa e o consumidor por meio da marca, dos conceitos e estratĂ©gias de criação, gestĂŁo e avaliação geral da marca. Valores agregados, a visĂŁo dos consumidores e a importĂąncia de uma marca forte. Conceito de branding na era digital.
Introdução Ă criatividade e Inovação; tecnologia e competitividade; EstratĂ©gias na busca da competitividade; anĂĄlise de desempenho competitivo; cenĂĄrios e de tendĂȘncias em inovação; metodologias de gestĂŁo da inovação; Inovação nas organizaçÔes, startups. Pensando dentro da caixa: desconstrução criativa e mĂ©todo ZiZoZi (zoom in, zoom out, zoom in). TĂ©cnicas de criatividade: brainstorming; SCAMPER; 7×7; associação de ideias; o duplo diamante; CPS â Creative Problem Solving. Design Thinking. Conceitos de logĂstica e de operaçÔes; logĂstica reversa; operaçÔes de pĂłs-venda; a logĂstica na organização e sua relação com o marketing; Avaliação do desempenho de operaçÔes aplicadas ao marketing. Reengenharia de processos com foco no cliente. Ferramentas para redesenhar serviços e processos.
Necessidades de informação da organização; coleta de informação; AnĂĄlise das informaçÔes; Estrutura do sistema de informaçÔes de marketing; A pesquisa de marketing; plano de pesquisa; pesquisas quantitativas e qualitativas; planejamento da pesquisa de mercado; o processo de pesquisa de mercado; desenvolvimento de pesquisa de mercado. O processo de compra e de adoção; A racionalidade na compra; O modelo da aprendizagem; A cultura e evolução de valores; Percepção e interpretação de estĂmulos, Pesquisa e anĂĄlise comportamental.
Metodologia
A proposta metodológica do curso é de que se trabalhe de forma pråtica, utilizando-se de metodologias ativas de ensino, tais como gamificação, grupos operativos, classe invertida, aprendizagem baseada em problemas e, visitas técnicas a empresas.
MBA em Marketing EstratĂ©gico e InteligĂȘncia Digital
Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
Coordenação

Prof. Jose Moacir de Quadros Junior
41 3361-4271
Administrador, Mestrando em Economia pela UFPR. Especialista em MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e, MBA em Marketing Estratégico pelo UniBrasil. Coordenador Adjunto de Pós-graduação do Centro Universitårio AutÎnomo do Brasil - UniBrasil.
Professores

Prof. Maikon Bruno
Master in Marketing: Marketing and Media (ANSW - AUS); MBA em Gestão de Negocios (IBPEX); Especialista em Administração e Marketing (Uninter); Bacharel em comunicação social - Publicidade e propaganda (UFPR).

Prof. Carlos Frederico de Andrade
Mestre em Administração EstratĂ©gica pela PUC-PR, especialista em Administração em Marketing pelo Instituto de CiĂȘncias Sociais do ParanĂĄ e Graduado em CiĂȘncias EconĂŽmicas - FESP PR. ExperiĂȘncia na ĂĄrea de Administração com ĂȘnfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, empreendedorismo, gestĂŁo e varejo, formação de docentes.

Prof. Guilherme Pinheiro
Co-fundador da Grand Designs Inovação, com MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela FGV e Mestrando em Aprendizagem Organizacional em Ecossistemas de Inovação Aberta pela PUCPR. Consultor em projetos de inovação para grandes empresas, utilizando metodologias de criatividade como Design Thinking, Teoria Triz, Lean e conceitos do Business Model Generation.

Prof. Claudio Shimoyama
CEO do GRUPO DATACENSO, com projetos de Pesquisa, InteligĂȘncia de Mercado, Endobranding, Marketing EstratĂ©gico, e Consultoria de Marketing e Palestras . Professor de MBA em varias instituiçÔes de ensino do Brasil e Exterior.

Prof. Felipe Nasser
COO na startup Contabiliza FĂĄcil, responsĂĄvel pela gestĂŁo estratĂ©gica e operacional, tendo sob direção as ĂĄreas Comercial (Inside Sales, com metodologias distintas como Receita PrevisĂvel), Recursos Humanos, Tecnologia e Desenvolvimento. Atuação hĂĄ 15 anos nas ĂĄreas de marketing e gestĂŁo comercial, passando por empresas de diferentes portes, desenvolvendo tambĂ©m atividades de consultoria de marketing e estratĂ©gia hĂĄ 10 anos.

Profa. LuĂsa Barwinski
Jornalista formada pela Universidade Positivo, especialista em Marketing pela FAE Business School, em Novas Tecnologias em Jornalismo da PUC-PR e Digital Marketing and Advertising, pela New York University. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paranå, na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Prof. Diniz Fiori
Empreendedor digital com especialização em marketing digital. Mestre e Doutorando em Administração com ĂȘnfase em EstratĂ©gia pela UP, Mestrando em Marketing pela UniversitĂ© Tours-França, possui MBA em Marketing e especialização em Administração estratĂ©gica e gestĂŁo da qualidade.