Início previsto: 21 de agosto de 2022
Término previsto: 3 de dezembro de 2023
Sobre o curso
A Psicopedagogia tem como enfoque a geração de estratégias, teóricas integradas às práticas, que favoreçam os profissionais com esta especialidade em entenderem e intervirem nos processos de ensino e aprendizagem cada vez mais complexos, considerando o nosso contexto sócio-histórico com as questões emergentes, entre elas: as violências contra as crianças e adolescentes, a saúde mental deste mesmo público, o uso das tecnologias.
Os estudos nesta área oferecem diversos recursos técnicos para avaliações e intervenções, seja na vertente clínica ou institucional, com diversos atores em contextos variados, como: o escolar, o organizacional, o institucional, o hospitalar. Este profissional pode, por exemplo, contribuir com o desenvolvimento de competências socioemocionais de diversos atores institucionais e organizacionais, incluindo estudantes, docentes e lideranças, indo de encontro com as tantas violências relatadas e mesmo observadas nestes cenários e na sociedade em geral, assim como pode trabalhar com a consolidação de competências de profissionais para atuarem dentro de práticas mais inclusivas. Pode ainda viabilizar o processo de aprendizagem formal de crianças e adolescentes em situação de hospitalização.
Assim, a Psicopedagogia trás vastas possibilidades de contribuições para indivíduos, grupos e comunidade. É uma área com possibilidades transdisciplinares e, efetivamente com demandas multiprofissionais, que integra saberes da pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, direito, assistência social, medicina, entre outros.
Informações adicionais
Consolidar competências de avaliação e intervenções psicopedagógicas, na perspectiva da psicopedagoga clínica e institucional, em diferentes contextos, como o escolar, organizacional, institucional, hospitalar.
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC – ⭐⭐⭐⭐⭐
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação válido nacionalmente (MEC);
Perfil profissional
- Psicólogos;
- Fonoaudiólogos;
- Pedagogos;
- E outros profissionais com licenciatura.
Matriz Curricular
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 30h
Carga Horária: 180h
Metodologia
As aulas serão realizadas com o enfoque na integração da teoria com a prática para a atuação na área de Psicopedagogia. Será, assim, realizada a partir de metodologias ativas, que tragam características de oficinas, para o protagonismo dos estudantes e exercícios práticos.
Serão usadas técnicas de ensino como: aulas expositivas horizontais e dialogadas, estudos de casos, vivências, dramatização, role playing..
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Acesse as formas de ingresso abaixo e inscreva-se:
Coordenação

Dra. Graciela Sanjutá Soares Faria
41 98790-9061
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), psicoterapeuta, escritora, docente e coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário. É especialista em Psicopedagogia. Mestre e doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de concentração “Instituições, Organizações e Trabalho”. Desenvolveu a sua tese sobre o trabalho docente com o título: “Organização do Trabalho do Professor: Jornada, Contrato e Conflitos Trabalho-Família”. Atualmente, pesquisa saúde do trabalhador e proteção de crianças e adolescentes. Autora dos livros: "Dores e as Delícias de Ser Professor" (2015), “Estações da Alma” (2019), “E Se o Felizes não foi para Sempre?” (2020).e “Ecos da Alma Feminina” (2022).
Professores

Christianne do Rocio Storrer de Oliveira
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre e Doutoranda em Educação pela UFPR. Pós-graduada em Neuropsicologia e Neuroimagem, além do título de Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga Escolar/Educacional, na área da Avaliação Psicoeducacional, na Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional, da Prefeitura de Pinhais, e psicóloga clínica.

Cintia Rosa de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, de História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É especialista em Psicopedagogia e em Psicopedagogia Hospitalar. Atua como pedagoga no Complexo De Hospital de Clínicas UFPR
Cristian Guilherme Valeski de Alencar
Psicólogo pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialista em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano de Psicoterapias Corporais, e em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX. Mestre em Psicologia Social Comunitária pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor do UniBrasil.

Flávia Diniz Roldão
Doutora em Educação pela UFPR, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Psicologia e em Pedagogia. É especialista em Arteterapia, em Fundamentos do Ensino das Artes e em Psicologia Analítica. Possui Formação em Terapia Familiar e de Casal Sistêmica. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Docente no Unibrasil e psicoterapeuta Individual, Familiar e Conjugal.

Graciela Sanjutá Soares Faria
Psicóloga, mestre e doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em Psicopedagogia. Atua como docente, há 20 anos, como psicoterapeuta e coordena o curso de Psicologia do UniBrasil. Desenvolveu a sua tese sobre o trabalho docente com o título: “Organização do Trabalho do Professor: Jornada, Contrato e Conflitos Trabalho-Família”.
Lidiane Mascarenhas D`eça
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é pedagoga do Complexo De Hospital de Clínicas UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atua como pedagoga do Complexo De Hospital de Clínicas UFPR

Luciana Leonetti Correia
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutora em Ciências, na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH) e o GT-ANPEPP- Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Atualmente, é docente e psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo- Comarca de Ipuã/SP

Luciana Vieira Parra
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Fez Formação de Professores para a Educação Especial pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Pedagoga da Prefeitura Municipal de Pinhais e docente na graduação e pós-graduação.